Meninas Programadoras I
Meninas Programadoras: Introdução à Programação para alunas do Ensino Médio ou Concluintes
Objetivo:
O principal objetivo é fornecer às discentes oportunidade de desenvolver habilidades de programação e de resolução de problemas por meio de aulas que combinam teoria e prática. O objetivo secundário é motivar as alunas a ingressarem em carreiras de computação.
Estrutura do curso:
Aulas semanais ao vivo: 4 sábados, das 14h às 17h, 75% presença obrigatória
Sessão preparatória: 1h de monitoria ao vivo antes da primeira aula
Sessões de monitoria ao vivo: 2h/semana Exercícios semanais: acerto de no mínimo 75% dos exercícios /semana Atividade avaliativa: nota mínima 5.0
Público-alvo:
Estudantes do Ensino Médio (prioridade), ou candidatas que já concluíram o ensino médio de qualquer idade
Pessoas se identificam com o gênero feminino ou não-binário
Será dada prioridade a
alunas do 3o ano do Ensino Médio
alunas de escolas públicas e particulares que usufruam de bolsa
concluintes do ensino médio que não estejam matriculadas em curso superior
Importante: cada turma de 2023 disponibiliza 150 vagas
sempre há vagas para alunas dos primeiros anos do Ensino Médio, para alunas de escolas particulares e para concluintes!
Vamos lá meninas! vamos arrasar!
Detalhamento (sujeito a alterações):
Sessão preparatória: apresentação e familiarização com as plataformas utilizadas; revisão de operadores matemáticos, de operações lógicas e de comparação.
Aula 1: Introdução à dinâmica do curso. Introdução ao conceito de pensamento computacional com animações. Funcionamento básico de um computador. Prática com Python: problemas envolvendo strings, inteiros e decimais; operadores matemáticos; entrada e saída.
Aula 2. Operações lógicas e de comparação. Mais strings. Condicionais. Prática com Python. Funcionamento básico de um programa no computador.
Aula 3. Repetições. Custo de repetições. Prática com Python.
Aula 4: Mais repetições. Listas. Prática com Python.
Bibliografia:
Matthes, E. (2019). Python crash course: A hands-on, project-based introduction to programming. No Starch Press. https://github.com/ehmatthes/pcc_2e/
Topalli, D., & Cagiltay, N. E. (2018). Improving programming skills in engineering education through problem-based game projects with Scratch. Computers & Education, 120, 64-74.
Site da Olimpíada Brasileira de Informática https://olimpiada.ic.unicamp.br/pratique/
Dasgupta et al.: Algorithms. McGraw-Hill 2008, ISBN 978-0-07-352340-8