Meninas Programadoras II
Meninas Programadoras Python: Introdução à Programação
Objetivo:
O principal objetivo é fornecer às discentes oportunidade de desenvolver habilidades de programação e de resolução de problemas por meio de aulas que combinam teoria e prática. O objetivo secundário é motivar as alunas a ingressarem em carreiras de computação.
Prioridade será dada a alunas matriculadas no 3º ano do ensino médio (que se identifiquem com o gênero feminino ou não binário) que tenham realizado previamente o curso Meninas Programadoras
Estrutura do curso:
Treze aulas semanais ao vivo: sábados das 13h às 14h, 75% presença obrigatória
Sessões de monitoria ao vivo: 1h/semana obrigatória
Exercícios semanais: acerto de no mínimo 75% dos exercícios /semana
Atividade avaliativa: nota mínima 5.0
Detalhamento (sujeito a alterações):
Aulas 1 e 2: Revisão do conteúdo do curso Meninas Programadoras.
Aulas 3 a 5: Listas, dicionários e funções.
Aulas 6 a 9: Introdução a algoritmos de busca e ordenação.
Aulas 10: Práticas com algoritmos de escalonamento de tarefas.
Aulas 11 a 12: Introdução a busca em largura e profundidade em grafos.
Aula 13: Avaliação.
Bibliografia:
Matthes, E. (2019). Python crash course: A hands-on, project-based introduction to programming. No Starch Press. https://github.com/ehmatthes/pcc_2e/
Topalli, D., & Cagiltay, N. E. (2018). Improving programming skills in engineering education through problem-based game projects with Scratch. Computers & Education, 120, 64-74.
Site da Olimpíada Brasileira de Informática https://olimpiada.ic.unicamp.br/pratique/
Dasgupta et al.: Algorithms. McGraw-Hill 2008, ISBN 978-0-07-352340-8