Depoimentos Maio/2024
Um ótimo curso, e o mais importante é voltado para mulheres que sabemos que ainda são muito descriminadas na sociedade
Me ajudaram demais a adentrar no mundo da programação, é um curso completo e deveria ser mais reconhecido pela bagagem educativa e social que possui, tanto ao ensinar garotas o básico de uma área que sequer é preenchida por mulheres de forma justa no mercado de trabalho, quanto pelo empoderamento e estímulo que recebemos durante o projeto.
Antes do Meninas Programadoras, eu acreditava que não era capaz de programar. Mas depois do curso, descobri que sou muito capaz e penso em seguir uma carreira na área! Serei eternamente grata ao Meninas Programadoras, a nossa professora incrível e aos monitores.
Achei um ótimo curso, pois me senti motivada a fazer os exercícios e aprendi muito.
Curso muito bem estruturado, exercícios e aulas eficazes, explicação muito boa, monitoria em muitos horários bons. To só esperando o período de inscrições pro MP2
Graças às habilidades de programação que desenvolvi participando de dois cursos do Meninas Programadoras consegui uma bolsa completa em um curso de verão na Universidade de Notre Dame.
O curso meninas programadoras é sem sombra de dúvidas um curso de acolhimento. Acolhimento para as meninas que nunca sentiram que seriam capazes de programar ou ser da área de exatas. É um lugar onde aprendemos a programar e a termos paciência e resiliência nos desafios... Agradeço por tudo! Gratidão aos monitores e à professora Graça que com toda dedicação nos ensinou e continua ensinando, porque ela não solta a mão de nenhuma menina! Ninguém fica para trás, é um evolução conjunta!
O curso é perfeito! Sou formada em outra área e gosto muito da linguagem de python, mas sempre tinha dificuldade, o curso me deu a oportunidade de ver como é a linguagem de verdade e conseguir programar, raciocínio lógico em questão. Divulgo sempre para as minhas amigas/conhecidas, é um programa necessário para sociedade e desenvolvimento das mulheres na área de tecnologia. Obrigada a todos que estão envolvido na formação e continuidade desse programa tão maravilhoso.
Eu espero que o curso continue por muito tempo. Ele foi decisivo para a minha decisão de fazer faculdade de ciência da programação. Antes eu acreditava que era um curso para homens (por só ter visto homens exercendo a função nas mídias), mas depois percebi que não é bem assim, e decidi me arriscar a tentar. Espero que o curso ajude e inspire muitas outras mulheres.
Gostei bastante da experiência, foi um dos motivos que me fizeram escolher o meu curso atual, e era bem legal aprender algo q eu não veria na escola.
Esse projeto me ajudou a escolher uma área profissional, sou grata por isso!!
O projeto meninas programadoras foi decisivo para que eu escolhesse um curso superior na área da computação, foi uma experiência incrível em um ambiente acolhedor.
Programação era impossível para mim, além do alcance. Sempre pensei que era algo anormal de aprender, mas o curso Meninas Programadoras mudou minha visão sobre isso. Na verdade, não é algo de outro mundo e o curso me fez ter certeza dessa afirmação. As aulas e explicações sobre programação possuem uma ótima didática, simples de entender, basta ter foco e dedicação, pois também não é fácil. Agradeço a oportunidade que vocês deram a nós, mulheres de todas as idades, de nos familiarizar com essa área e apoiar nossa luta pela igualdade no mercado de trabalho.
O projeto Meninas Programadoras foi essencial para eu me encontrar na área da computação. Agradeço imensamente a professora Graça pela sua excelente didática, e as monitoras que sempre estavam dispostas a auxiliar a gente!
O programa Meninas Programadoras foi essencial para a minha jornada na área de computação. Em um ambiente que é, em sua maioria, masculino, esse incentivo para as garotas é fundamental. O curso despertou ainda mais o meu interesse em tecnologia e me fez enxergar novas perspectivas do mercado de TI
O curso é importantíssimo para nós mulheres.Quando vi minha turma cheia e os alunos engajados todos interessados em aprender,percebi o quanto somos tão capaz de aprender e aprender mais ainda ensinando os alunos.
O curso realmente me ajudou muito a decidir qual carreira eu iria ingressar, eu já cogitava uma área de exatas e talvez até de computação, mas não uma área que trabalhasse diretamente com programação, quando eu fiz esse curso eu mudei minha perspectiva e tive a certeza de que iria para uma área de computação mais voltada para o software. O curso até me ajudou no início da faculdade, visto que eu já sabia o básico de programação, então eu sou grata por ter tido a oportunidade de fazer o meninas programadoras
Apesar de já estar imersa no universo da tecnologia e da programação antes de participar, o MP1 me proporcionou uma perspectiva além daquela já conhecida por mim. Aprender a programar em Python não foi o único conhecimento transmitido pelo curso; aprender a analisar o código de forma crítica também foi necessário para compreender a lógica ali inserida. Além disso, a professora e os monitores foram muito atenciosos e colaborativos na resolução, o que facilitou bastante quando tive que solucionar os problemas por conta própria. Durante o curso e mesmo após ele, foi criado um ambiente confortável entre todos os participantes, no qual todos se ajudavam a entender e resolver os problemas usando os códigos. Falando como uma pessoa que se sentia totalmente desanimada ao ver a escassez de mulheres e pessoas não binárias no ramo, participar do curso e ver essa colaboração entre todos foi extremamente benéfico para minha vida e me deu motivação para continuar na área. Saber que tantas outras se interessam pela tecnologia me mostrou que posso, de fato, conquistar um lugar que parece ser dominado por homens.
O projeto foi sensacional. Foi uma imersão surreal no mundo da programação. Muito legal, leve e ao mesmo tempo com bastante conteúdo e muitos aprendizados. Consegui aprender bastante durante o curso.
A importância que trouxe para mim foi tanto de adquirir habilidades precisas quanto de autoconfiança e admiração na área de computação, foi incrível viver a experiência e espero que outras meninas possam ter as mesmas oportunidades.
O curso Meninas Programadoras me fez aprender mais sobre programação; coisa que eu não entendi muito no curso técnico que estou fazendo na escola sobre Redes de Computadores. Às vezes eu não acompanhava esse tipo de coisa nas aulas porque minha sala é predominantemente masculina (a maioria já sabia de muita coisa), logo, o professor passava para o próximo tópico já que a maior parte da sala já sabia.
O curso possibilita meninas que vivem no interior ter contato com a programação.
Esse curso me fez entender que garotas podem programar e que não é impossível seguir esse sonho
O curso de meninas empreendedoras ajuda muito, pois nos faz despertar a lógica de programação, além de nos incentivar a estudar exatas!
Antes de fazer meninas programadores não sabia o que era programação mas depois que eu fiz fiquei tão interessada na área que fiz outro curso de programação , meninas programadoras abriu uma nova porta pra mim no começo achei que não ia gostar , mas eu estava enganada a professora Maria e as tutoras(o) foram maravilhosos ajudaram muito mesmo quando estava muito tarde o que me fez valorizar ainda mas o trabalho deles eles poderiam estar dormindo mas respondia todas as nossas dúvidas a qualquer hora , eu amei o programa espero que outras pessoas se sintam como eu me senti
Esse curso surgiu pra mim um pouco antes de prestar os vestibulares, numa época bem conturbada pra minha cabeça. Ter aprendido tanto sobre computação com uma professora e uma equipe maravilhosa fez eu ter segurança das minhas escolhas, não só sobre a faculdade mas como também a área que quero seguir no futuro.
Atualmente me sinto muito segura para seguir na área de tecnologia, e por isso acredito que o Meninas Programadoras deveria continuar! Dar a oportunidade de várias meninas de entrarem numa área em crescimento e que tem na sua maioria homens dá uma grande força, além de ajudar na batalha em democratizar a educação para todos. Espero com todas as forças que o curso continue porque ele com certeza mudou a minha vida, e claramente ajudou a de muitas meninas.
Fazer parte do Meninas Programadoras abriu portas para um conhecimento maravilhoso e me levou a seguir caminhos que mudaram minha vida!
O curso foi muito importante pra eu perceber que eu conseguia fazer algo relacionado com a área da computação e por ser apenas para mulheres ficou mais fácil sentir-me acolhida no curso, o que considero importante. Agradeço muito a todos que me ajudaram nessa jornada!!
Em 2022, participei do curso durante o meu 3º ano do ensino médio. Naquela ocasião, encontrava-me incerta quanto à minha decisão de seguir na área de TI, mas após fazer esse curso, percebi que era exatamente essa área que me motivava e me deixava animada e entusiasmada para aprender mais. Por isso, sou imensamente grata a professora Maria da Graça Pimentel e aos monitores que tornaram essa experiência possível.
Foi um curso simplesmente incrível! Tínhamos ajuda disponível a todo momento, atividades de fácil compreensão e aulas ao vivo que eram gravadas e podíamos ver depois. Claro que não é simples, mas elas fizeram o possível para ser
O curso ser voltado para meninas quebra o paradigma de ser uma carreira apenas para homens, incentiva a ocuparmos nosso lugar. E ser voltado para meninas em formação é difícil de explicar, mas é uma sensação de pertencimento, cuidado, importância.. somos tão cobradas pela sociedade por tudo, desde a infância, esse curso nos ajuda a ter um norte a seguir. Os enunciados nos instigam a refletir, de forma delicada. A professora é uma inspiração, toda a turma de monitoria também.
O Meninas Programadoras foi uma excelente forma de entrar no mundo da tecnologia! Desde o início você se sente em um ambiente motivador. Eu nunca havia considerado a possibilidade de uma carreira na tecnologia, mesmo estando em alta ultimamente, eu imaginava ser algo fora de alcance, mas ao longo do curso nós somos constantemente incentivadas. O curso com certeza foi um grande responsável por despertar minha curiosidade para a área tecnológica!
Não consegui terminar o MP2, vou tentar novamente para revisar sobre o python novamente! Obrigadaa meninas programadoras✨
O Meninas Programadoras foi de grande importância para mim, pois consegui enxergar uma possível carreira e me motivou a buscar diversas formas de fazer uso das minhas áreas de interesse como carreira. Tenho certeza de que a continuidade do programa e o projeto serão de grande benefício para muitos!
Fiz o Meninas Programadoras quando estava no final do Ensino Médio, sabia pouco sobre e aproveitei a oportunidade. Gostei muito, tanto que fiz o Meninas Programadoras 2 logo na sequência. Com as práticas semanais, monitorias e apoio concluí ambos os cursos. Valeu muito a pena o tempo investido pois me incentivou a seguir cursando exatas na graduação.
O Meninas Programadoras me mostrou que era possível eu aprender a programar. Eu considerava a programação algo extremamente difícil, mas como aprendemos nas aulas: é treino, tem que exercitar sempre. A professora Maria da Graça é excelente. O fato de ter listas de exercícios e monitores (todos os dias) é algo fundamental, pois não chegamos com dúvidas pra aula seguinte.
Tenho muita gratidão por ter tido a oportunidade de aprender a programar no Meninas Programadoras e estou me preparando para fazer transição de carreira para TI.
Sou Heloísa e participei do curso num momento de certa dificuldade em minha vida, e foi através da realização desse curso que percebi que posso sim ser programadora e que é algo que eu gosto bastante. O curso era interessante, as vezes muito complexo mas sempre bem explicado.
O meninas programadoras foi uma das experiências mais enriquecedoras da minha vida. Eu entrei como alguém que sabia menos que nada sobre programação e saí considerando a área da computação como uma opção para cursar no ensino superior. Sou obrigada a destacar a atuação impecável da professora e dos monitores, que sempre foram atenciosos e pacientes com todas as alunas. Participar das aulas e monitorias foi a melhor parte, pois lá percebi que não era a única iniciante na programação, o que tirou minha inibição para perguntar e me deu confiança para continuar. Eu não me arrependo de nenhuma hora investida nas aulas, monitorias e tarefas. Elas me apresentaram à programação de uma maneira que outros meios não conseguiram e eu só tenho a agradecer por isso. MW T25
Essa iniciativa realmente mudou muita coisa para mim, e me faz acreditar que eu posso sim programar, que isso não é um coisa de outro mundo, você pode sim mudar sua vida com a programação e saiba que o ponta pé inicial está bem aqui nesse curso, espero que cada vez mais, todas as meninas/mulheres se permitam mergulhar nesse mundo e mudar a sua realidade, só gratidão por essa iniciativa e que ela continue aí por muitos anos
O Meninas Programadoras certamente foi um divisor de águas pra mim. Antes, eu achava que programação e a área de exatas de forma geral eram coisas muito distantes da minha realidade, pois eu nunca havia sido exposta a esses conhecimentos, e acreditava que eram muito difíceis de serem aprendidos. No entanto, conforme fui fazendo o curso, percebi que programar não era aquele bicho de sete cabeças que eu imaginava ser, e que, com bastante dedicação e sem medo de errar e pedir ajuda, é possível aprender quase que qualquer coisa. Agora, descobri que criar códigos pode até ser bem divertido, pois ver problemas sendo solucionados é muito satisfatório, sobretudo porque o curso traz em seus exercícios situações da vida real em que os programas podem ser de bastante utilidade. Sendo assim, demonstro aqui minha gratidão ao projeto e meus parabéns à professora e aos monitores, sempre muito solícitos e gentis. Depois deste curso, me interessei mais pela área da TI, e espero poder me desenvolver ainda mais.
É muito importante incentivar a participação feminina na área de tecnologia e foi exatamente isso que o curso nos proporciou. Essas iniciativas ajudam a quebrar estereótipos e a construir um futuro mais diverso e inclusivo. Me sinto lisonjeada por fazer parte desse projeto incrível e apoio 100% uma continuação, vocês só precisam falar um pouquinho mais devagar para uma compreensão melhor dos conteúdos, obrigada
Em minha opinião, o curso agrega muito valor, com pensamento analítico, além de fornecer a base da lógica de programação.
Gostaria muito que abrisse o módulo 2 para que eu possa fazer.
O curso me ajudou muito a desenvolver em várias questões, me ajudou ao que seguir na carreira, me ajudou a programar pois eu não sabia nada, os monitores me ajudaram muito em várias questões.
Entrei no curso sem saber nada de programação e saio com muito conhecimento sobre a área, a professora e os monitores foram incríveis e muito atenciosos, recomendo a todos o curso Meninas programadoras.
O programa Meninas Programadoras foi essencial para minha decisão em qual área na tecnologia seguir, sou muito grata, de verdade, pois foi a primeira vez que realmente aprendi a programar e mudou tudo para mim e sempre que posso estou indicando o curso para outras meninas.
O curso foi um fator muito importante para minha formação e também mudou muito a minha ideia de que a área de computação era somente para homens/meninos
O curso abriu a minha mente para muitos aspectos do meu dia-a-dia, como em soluções de problemas diários, por exemplo continhas de matemática e lógica. Além disso, me fez ter outra perspectiva de vida, me fez perceber que sou capaz de muitas coisas que nem imaginava, me proporcionou autoconfiança. Sou muito grata às professoras Maria da Graça e Helen, e aos plantonistas.
O Meninas Programadoras foi um ponto de mudança muito forte na minha vida. Nunca programei e só ouvia falar sobre isso, só ouvia de programação vindo de homens e pessoas vendendo a educação computacional. Sendo de escola pública e tendo uma família em que 1 pessoa concluiu faculdade, as perspectivas de futuro são bem mais traçadas, a exposição a programação e exatas são muito limitadas. Tecnologia parece se tornar algo de privilégio, mas quando o Meninas Programadoras apareceu, eu percebi que aquilo podia ser para mim também. O imenso suporte que temos com tutores disponíveis a todo tempo e a paciência e paixão que eles tem são sensacionais. Sem contar como a professora Maria da Graça é maravilhosa. Meu método de aprendizado é muito baseado em receber muita atenção, e durante todo o curso não teve nenhum tópico ou exercício que tenha me desanimado ou me prevenido de aprender.
O curso é importante para iniciação e incentivo das pessoas interessadas, boa parte sem recurso, na área de tecnologia. Os monitores são didáticos e estão dispostos a auxiliar na evolução do desenvolvimento das pessoas envolvidas.
O curso do Meninas Programadoras foi muito decisivo pra que rumo a minha vida ia tomar. Eu estava no ensino médio no meio da pandemia e certa de que faria Ciências Biológicas como curso superior, mas o curso me fez me reconectar com exatas e com resolução de problemas. Como computação é uma área muito ampla ela me deixa com uma grande margem de escolha pra por onde eu quero seguir, então se eu quiser fazer uma pós em Biotecnologia ou seguir por uma área diferente eu ainda tenho tempo de experimentar e me decidir. O curso foi muito importante pra abrir meus horizontes pra outras opções de cursos superiores e conexões entre áreas que eu gostava, antes dele eu nem tinha muita noção do que era programação e de que era uma área de exatas. A professora e aos colaboradores eu realmente só posso dizer muito obrigada!
Gostei demais do curso e de todos os exercícios propostos, me fazia pensar de verdade em como solucionar e preparar o código, me ajudou muito a entender qual área quero seguir
Só tenho elogios a esse programa! Com uma área tão dominada por homens, um programa com essa iniciativa é de grande importância, ele introduz a programação de um jeito simples e didático - através da professora incrível e dos ótimos monitores - e mostra que é completamente possível que mulheres se interessem por programação, aprendam, e sejam boas nisso; as meninas só precisam de uma chance para descobrir sobre isso. Quanto à minha própria experiência com o curso, quando entrei já fazia uma curso técnico integrado com o Ensino Médio que me ensinava php, js, sql e css/html mas nunca tinha tido contato com python e tinha inseguranças se realmente seguiria nessa carreira por medo de não dar conta/não ter a lógica boa o suficiente, além da pouca quantidade de mulheres na área ser um fator desmotivador. Me inscrevi na intenção de saber mais sobre python e, além de agora saber lidar com o básico da linguagem, ganhei confiança no aprendizado e na escolha da carreira. O curso tem potencial para gerar impacto na vida de diversas meninas, e tendo apoio para continuar o projeto, tenho certeza que vai usar todo seu potencial e ajudar a tornar a área da computação mais inclusiva.
O projeto Meninas Programadoras foi muito importante para a minha escolha de seguir na área da computação. Antes dele, eu não sabia quase nada sobre programação e quase não pensava nessa possibilidade de carreira. Imaginava que era muito complicado e que não era pra mim, principalmente por se tratar de uma carreira em que a maioria dos profissionais são homens. Porém, ele fez com que eu entendesse e me interessasse mais sobre a área e me fez perceber que a computação pode e está cada vez mais sendo ocupada por mulheres. E isso tudo principalmente pela didática da professora e pela grande ajuda das monitoras com os exercícios propostos, que foram imprescindíveis para o meu aprendizado sobre python. Por isso, e muito mais, eu espero que o projeto continue para ajudar e incentivar cada vez mais mulheres a entrarem nessa área.
O Programa Meninas Programadoras foi um verdadeiro divisor de águas para mim. Antes de participar, eu tinha curiosidade sobre programação, mas não tinha certeza se era o caminho certo para mim. No entanto, ao participar do programa, fui exposta a uma comunidade vibrante de mulheres na computação, mentoras inspiradoras e projetos desafiadores. Isso não apenas despertou meu interesse pela área, mas também me deu confiança para seguir em frente e me matricular em um curso superior em programação. A experiência foi profundamente inspiradora e moldou meu futuro acadêmico e profissional.
O curso meninas programadoras me ajudou muito a entender o mundo da programação e começar a programar. Independente se alguém queira iniciar ou não uma carreira na área de computação/exatas, acho que deveria dá uma chance para o curso, pois ele ajuda também no pensamento lógico e vê como é o papel e a vida de diversas mulheres na área STEM.
Foi de suma importância a existência do curso em minha vida. Em um momento onde estava "perdida" e o fiz por fazer, porque apareceu em algum momento nas notificações do celular. Não possuía muita expectativa, mas conforme fui observando o curso, percebi que ele é enriquecedor, ter uma mentora que acredita no potencial das pessoas independente de gênero ou sexualidade foi fundamental para eu acreditar ser possível ingressar na área.
Por árdua que possa ser o trajeto eu tenho noção que não estarei sozinha. O curso deu-me até mesmo segurança e autoestima pela minha capacidade intelectual, preciso corriqueiramente treinar a paciência, quando o código dá erro, no entanto, vê-lo sendo aceito traz uma satisfação imensa. Obrigada por tudo, e desejo que esse projeto alcance muitas meninas, para que o mercado fique cada vez mais diverso e com equidade.
Fazer parte do curso Meninas Programadoras foi uma experiência incrível, de muito aprendizado e que me aproximou de outras meninas com interesses parecidos com o meu. Foi um sentimento muito acolhedor!
Amei e indico demais o Meninas Programadoras. Equipe e liderança fantástica. Com certeza foi essencial para meu aprendizado.
O curso Meninas Programadoras foi um dos meus primeiros cursos que envolviam computação de alguma maneira e foi uma iniciação muito importante para escolher meu curso superior. Aprendi muito com a professora Maria e sempre admirei muito todas as monitoras do ICMC, e hoje gosto muito de aprender lógica de programação em diferentes linguagens. Atualmente, estou cursando Sistemas de Informação na USP Leste, estou gostando muito do curso e tenho duas amigas que também participaram do Meninas Programadoras durante o Ensino Médio e que são de cidades diferentes da minha. Foi uma experiência incrível para todas nós!
O curso me ajudou a desenvolver a lógica de programação, e por mais que a linguagem que vimos ao longo das aulas seja python, a lógica é algo que se adapta a qualquer linguagem e isso foi um diferencial. Acho um ótimo curso para meninas que querem dar seus primeiros passos no mundo da programação e não sabem como e onde começarem.
Só gostaria de agradecer por esse curso incrível, aprendi tanto nele. Mudei minha visão sobre programação ser muito difícil e vi com esse curso é algo possível fazer. Além de ser um ambiente acolhedor.
Fiz o curso das Meninas Programadoras 1 na turma 15 e logo depois participei da primeira turma do Meninas Programadoras 2. Na época eu tinha acabado de terminar o ensino técnico em eletrônica integrado ao médio no IFPB e estava esperando o resultado do sisu 1 e sisu 2, o curso foi muito importante pra mim nesse período, além de aprender bem mais sobre programação, também me deu um suporte e certeza nesse período de transição, pude conhecer outras meninas na mesma situação e conversar com os monitores que já estavam na área há um tempo. No final do curso MP2 tive o resultado do Sisu 2 e fui aprovada no curso de Eng Eletrônica e da Computação na UFRJ, mesmo com a dificuldade da mudança de Estado, no meu primeiro período consegui participar de projetos de extensão em ensino de programação e explorar de forma mais aprofundada matérias como Computação 1, ou seja, para mim, o MP foi chave para a minha adaptação nessa nova fase.
O Meninas Programadoras foi muito especial para mim, meu sonho sempre foi estudar na USP, minha mãe estudou na USP São Carlos e eu sempre me inspirei muito nela, então, apesar do meu curso não ser de computação, poder participar do programa foi como um gostinho do que eu teria se conseguisse passar no vestibular, o que eu consegui, eu almejava estar aqui pessoalmente e o curso só me deu mais inspiração
De importância enorme está curso, espero que continue, é tão necessário essa rede de pessoas, esses encontros, esse ensino que acolhe e é fundamental, pois cada um enfrenta desafios diferentes, que só são ultrapassados não só pela disponibilidade , mas por todo carinho, cuidado e as pessoas solicitas envolvidas. Obrigada a todos e a Professora Maria
O Meninas Programadoras é uma iniciativa muito rara e importante, pois pode mudar e já mudou a vida de muitas meninas, como eu. Eu aprendi muita coisa no curso (mesmo me considerando "de exatas") e espero usar todo esse conhecimento para grandes coisas no futuro.
A professora ensina raciocinando de forma simples para quem nunca aprendeu programar. O suporte da monitoria realmente DÁ o suporte! Não deixa o aluno na mão! Tenho experiência de estudar ead na faculdade deixando na mão os alunos ou os professores respondendo que somos autodidatas para nos virar ! Dando desgosto para estudar mas a prof Maria e a monitoria, NUNCA nos deixou na mão ! Sempre nos carregou no colo e ajuda a mais para quem deseja ingressar na área . Sempre dando exercícios para não esquecer o aprendizado e dando o seu melhor ! Sempre preocupado com as mulheres ! Este projeto continue abrindo caminho para as mulheres a ter abertura no mercado ainda machista na área de programação. Ajudando as mulheres de toda a sociedade entrar no mercado de trabalho! Excelência no trabalho desse projeto e continue sempre eficiente e didática. Humildade, amor e carinho com as meninas programadoras. Sempre preocupando e ensinando Python! Uma mãe ! Desejo sucesso para a professora, o projeto e esperança para nós mulheres futuras programadoras ! Este projeto continue atraindo mais mulheres a terem a esperança de entrar no mercado e não acabe este projeto maravilhoso !
O curso foi bem marcante porque pude entender maus sobre a área alda computação e ver como eu poderia me sair tendo as instruções necessárias. No meu ensino médio tive contato com a área, mas sempre era tomada por meninos que deixavam as idéias entre os próprios grupinhos. Me senti muito bem nas tutorias e aulas, acabei por decidir que gostaria de cursar algo relacionado quando as atividades eram mais complicadas e eu não cansava de querer resolver, e quando resolvia ainda queria mais!! Agradeço à toda equipe e espero que a iniciativa se torne ainda maior, obrigado por mostrarem que tenho potencial na área num ambiente enriquecedor e acolhedor. Espero poder fazer a diferença para as pessoas assim como vocês 🫶🏼
O programa desmistificou a computação e me mostrou a vasta aplicabilidade de programar, útil em todas as áreas!
Não consigo mensurar a importância que este curso teve na minha vida, quando eu fiquei sabendo da oportunidade de participar aguardei ansiosamente pela inscrição e fui aprovada, participei integralmente de todas as aulas e de todas as monitorias que pude acompanhar. Foi fundamental a mentalidade que o curso me trouxe, porque me sentia pequena demais para esse assunto de programação, a Professora Maria da Graça abriu a minha mente em muitos aspectos e nos mostrou que éramos capazes de adentrar neste mundo! Parabéns Professora e toda a equipe do Meninas Programadoras, estou aguardando ansiosamente pelo próximo projeto e logo logo quero estar cursando Ciências da Computação e o motivo de isso se tornar realidade foram vocês e esse projeto incrível, que abraçam meninas, mulheres e nos mostram um mundo novo que pode ser nosso também 😍!
Imensamente grata 🙏
Mesmo eu tendo 2 cursos superiores completos em artes e letras, fazer o curso de programação foi um lufo de criatividade, pois com 46 anos era a mais velha de uma turma de meninas com cabeça fresca, o que me fez ter de dar o meu melhor 2x para as acompanhar e foi excelente! As meninas que auxiliam nas tarefas semanais são bem atenciosas e realmente nos ensinam novas perspetivas, mas os meninos deixaram totalmente desmotivante o curso, espero que levem em consideração em cursos futuros!
Antes de iniciar o curso, NUNCA havia cogitado fazer algum curso ou algo relacionado a computação e programação, nem nos meus piores pesadelos (com todo respeito). Com um incentivo de familiares me inscrevi e comecei o curso. E, SURPREENDENTEMENTE, gostei do que aprendi e vi. Não sei se criei essa ideia de fazer outros cursos e ver se é o que eu gostaria para o meu futuro por causa do que aprendi durante o programa ou por causa das pessoas que lecionaram (professora e monitores) que me fizeram entender coisas que nem conscientemente eu teria aprendido e entendido. Mas, a única certeza que tenho é que não me arrependo de ter iniciado o programa, e apesar dos perrengues e dos estresses por não conseguir fazer alguns exercícios — descobrindo que foi um simples erros ou recorrendo aos monitores que esclareciam tudo —, foi uma grande experiência que espero que muitas outras possam ter e aproveitar.
Apoio total e desejo sempre o melhor para o curso Meninas Programadoras e para quem faz parte do projeto, com certeza muda a vida de muitas mulheres que tem interesse na área e o acolhimento com tantas meninas é reconfortante!
O curso foi o meu primeiro contato com a programação, e posso concluir que foi ótimo. Por meio dele, desenvolvi uma base legal e muito interesse na área. Além disso, as aulas foram super didáticas, as monitorias me ajudaram com todas as dúvidas e todos com quem conversei foram sempre muito simpáticos e solícitos. Enfim, gostaria de parabenizar todos os envolvidos nesse projeto lindo e, em especial, a professora Maria da Graça, uma inspiração. Obrigada!
Gostaria de agradecer a Meninas programadoras pela oportunidade incrível. Um projeto que ajudava desenvolver habilidades em programação do zero. Indico a todas a realizar este curso, é um incentivo para quem pretende seguir na área de programação ou tecnologia.
É de extrema importância o fortalecimento do papel feminino na área de programação, tendo em vista que diminui muitas barreiras e permite o desenvolvimento desse campo, que oferece inúmeras possibilidades.
Eu via a programação como algo muito interessante desde bem pequena, mas com o tempo corrido e a falta de oportunidade era difícil aprender mais. Também, me sentia muito deslocada em lugares focados na minha área, exatas, por ser majoritariamente masculina, mas com o curso, me senti parte de algo e isso me inspirou muito, quero continuar a aprender.
Para mim o meninas programadoras foi um divisor de águas, onde eu aprendi muito, pratiquei muito, e me diverti muito. Eu sinceramente, AMEI o curso. Tudo. A didática, a forma como os exercícios são feitos, tudo mesmo!!!
O "Meninas Programadoras" é um projeto muito importante, as mulheres não são muito bem incentivadas a adentrarem no meio da área de exatas. E o curso traz um compilado de aulas, atividades, monitorias e auxílios para tirar dúvidas daquelas que têm dificuldade. Espero que venha a nascer mais iniciativas como essa, sempre em prol da educação!!
Antes do curso, por mais que já estivesse interessada em seguir na área da computação, estava muito insegura por não saber absolutamente nada de programação e principalmente perdida por não saber nem por onde começar! Por isso, só tenho a agradecer ao Meninas Programadoras, aprendi muito durante o curso e só me deu mais certeza do rumo que quero seguir profissionalmente, tive aulas com uma professora e equipe de monitores maravilhosos, além de ter feito amizades incríveis da minha turma! Espero que esse projeto continue para proporcionar experiências como a que eu tive ou até melhores!!
Foi uma experiência única e que eu recomendaria pra todo mundo, faria tudo novamente um milhão de vezes!
O curso vale muito a pena! Todos os monitores/professores se dedicam e apoiam muito os alunos! 10/10
Antes de fazer o Meninas Programadoras eu não tinha noção do que era a área do TI, muito menos o que era programar. Foi muito desafiante concluir o curso, mas as monitorias foram essenciais e um diferencial pois davam o suporte necessário para quem não sabia nada kkkkk os monitores sempre muito pacientes e dispostos a ajudar, e o que dizer da professora Maria da Graça que sempre conduziu as aulas muito bem...sendo bem sincera me restam apenas saudades!!!
Só tenho a agradecer por essa oportunidade única que me possibilitou escolher um curso na área da programação, coisa que antes eu nunca teria imaginado. O trabalho que vocês fazem é lindo e extremamente necessário, tenho certeza que assim como eu fui influenciada positivamente, muitas outras meninas também foram através desse projeto e tiveram a oportunidade de olhar e pensar nas carreiras STEM.
É uma excelente iniciativa, o formato de aulas e monitorias ajuda muito. Importante para incentivar meninas nas exatas. Única coisa é a plataforma um pouco problemática pois apresenta alguns bugs
O curso MENINAS PROGRAMADORAS foi um momento importante na minha vida. Me possibilitou conhecer novas pessoas e ser incentivada pelas colegas, pelos monitores e pela professora a continuar na área da computação. O curso é bem didático e tranquilo. Algo que poderia fazê-lo ficar ainda melhor, é ter slides explicativos sobre o conteúdo de cada aula, visto que os slides que tínhamos normalmente só davam para ser entendido no momento da aula. Mas seria bom ter slides que tenham uma explicação simples porém detalhada e de fácil compreensão, de modo que as alunas possam lê-los sozinhas e entender por si mesmas.
O meninas programadoras foi muito importante para minha decisão em seguir carreira na área de computação. Acho de extrema importância que ele continue ocorrendo para colaborar na promoção de educação de qualidade para as mulheres e na inserção de mulheres na área de tecnologia. A prof Maria da Graça e os monitores são maravilhosos e, o curso é muito bem estruturado.
Professores excelentes e monitores muito atenciosos. Meninas podem fazer sem medo, esse é um ótimo modo de entrar nesse mundo incrível da programação! (TJ 11)
Antes do curso imaginava que nunca conseguiria aprender nada sobre programação, sou extremamente grata a professora e a equipe de monitores que me auxiliaram durante o curso e me ensinaram muito <3
O curso meninas programadoras é incrível! Desde as aulas até os conteúdos, o curso possui ótima didática e organização, além da inclusão de meninas na área de computação/exatas.
O MP me deixou um pouco mais segura a respeito da carreira feminina na programação, a professora Maria nos inspira bastante, é muito inteligente e competente.
Esse curso foi um divisor na minha vida, pois achava que jamais entenderia uma linguagem de computador, infelizmente por motivo pessoais não terminei o curso mais assistir todas as aulas e recomendo o curso para menina que eu conheço, a equipe da professora Graças e super dedicada, atende nossas dificuldades e ajuda prontamente. Obrigada a todos da equipe da Professora Graças e especialmente a Professora pelo trabalho.
Adorei o curso! Maravilhoso para qualquer uma que deseja aprender os conteúdos básicos da programação. Eu particularmente tinha receio de não acompanhar por não ter noções básicas, mas foi ótimo!
Agradeço muito ao curso MP pelo incentivo não só a mim pessoalmente, mas também a todas as outras meninas, que ou puderam conhecer a programação do zero (como foi o meu caso) ou puderam aprimorar suas habilidades com a programação. O curso me permitiu escolher uma área que eu gosto tanto, cursando atualmente meu segundo ano de faculdade. Agradeço imensamente à professora Graça e aos monitores que sempre auxiliaram nas aulas e no nosso processo de aprendizagem. Esperando sempre que o curso prospere e possibilite mais acessibilidade e inclusão a todos, ajudando na vida de tanta gente! ♥️
Gostei muito do curso, achei bastante detalhista os exercícios e as aulas, infelizmente não consegui terminar mas com toda certeza foi importante na minha trajetória profissional.
O curso meninas programadoras foi de extrema importância para meu desenvolvimento e interesse na área. Deixo aqui, um agradecimento a todos envolvidos nesse projeto lindo.
Eu ameiii o projeto e indiquei pra várias amigas que também amaram. O projeto me ajudou a ver tudo com um olhar mais detalhista, me fez apaixonar pela área da tecnologia e escolher essa área no meu curso superior.